"Ao ser o que somos, o somos na linguagem"

Calendário das letras para 2011 em Pernambuco

21-01-2011 14:03

Agenda começa com pequenos eventos e cresce no segundo semestre, com festivais e Bienal do Livro.

A literatura em Pernambuco tem calendário. O circuito das letras no Recife se estruturou tanto que o segundo semestre praticamente será ocupado por eventos. Se por um lado as festas e festivais conseguem dar mais visibilidade à literatura a partir da presença de autores importantes e da promoção de discussões relevantes, por outro, sua incidência tende a desgastar o formato e exige dos produtores criatividade para se diferenciar no mar de ofertas.

Uma concorrência que se torna ainda mais acirrada devido à concentração dos eventos no segundo semestre. A partir de agosto, começa a maratona com a realização do 9º festival A Letra e a Voz, promovido pela Prefeitura do Recife. No mês seguinte as atenções se voltam para a 8ª edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco e, na sequência, os literatos aportam no sítio histórico de Olinda para mais uma edição da Fliporto. Por fim, em dezembro, tem a despedida da Freeporto.

Isso sem contar com a série de eventos que acontecem periodicamente durante o ano - Sarau Plural, Nós Pós, Engolindo Sapos, Quartas Literárias, Feridas Abertas da Literatura e o projeto Laboratório, cuja segunda temporada deve iniciar em abril. 

Some-se a eles, ainda, a programação do Sesc, que este ano passou a se dedicar às letras, mantendo uma agenda intensa coroada no fim do ano com a Mostra Sesc de Literatura Contemporânea. Em meio a tantas ofertas e concorrência, o Diario conversou com alguns produtores, na intenção de descobrir como os principais eventos do estado estão se preparando para o ano que vem.

Thiago Correa
thiagocorrea.pe@dabr.com.br

Retirado de www.diariodepernambuco.com.br/2010/12/30/viver13_0.asp em 21 jan. 2011.

© Diretório Acadêmico de Letras da Faculdade Ages, 2010-2012

Crie o seu site grátisWebnode

Salve essa página em PDF